O Que é a Psicoterapia Corporal em Biossíntese?

A psicoterapia corporal tem várias especializações. Aquela que nos traz aqui é a Psicoterapia Corporal em Biossíntese. Na Biossíntese existe uma abordagem inteira do ser humano, ou seja, vê-o como um todo. É uma psicoterapia com uma abordagem multidimensional do ser humano: o seu corpo, emoções, sexualidade, crenças, desejos, necessidades, sonhos, sua história, família, relações… Tudo isto é olhado e considerado de forma integrada. A Biossíntese reconhece a qualidade única do indivíduo e a variedade do desenvolvimento decorrente do seu processo: cada pessoa é única e cada processo terapêutico é singular. Assim, a Biossíntese é igualmente uma forma de auto-desenvolvimento baseada no processo de evolução do indivíduo.

 

Biossíntese é sinónimo de integração de vida, de acordo com David Boadella, o seu criador. Esta psicoterapia é orientada para o corpo, existindo como base a ideia de que o corpo está presente, é parte vital e faz parte da terapia, seja o corpo do paciente como o do terapeuta. Contudo, ela engloba muito mais do que o corpo ao introduzir também a importância de várias facetas com ele relacionadas como por exemplo as posturas, o movimento, as sensações, etc.. Mas cada psicoterapia corporal tem as suas características, e na Biossíntese esse trabalho pode ser mais subtil e sem toque. David Boadella refere-se inclusive à psicologia somática como uma terapia que trabalha “com a vida emocional do corpo”.

 

Aquilo que se procura é também o reestabelecimento do fluxo entre o pensar, sentir e agir. Quantas vezes ficamos presos na nossa mente, em pensamentos repetitivos e não conseguimos agir? Quem não passou por momentos em que agiu sem pensar ou guardou as emoções para si? Como viver com aquele lado nosso que faz tudo sem pensar e sem ponderar as coisas?